quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

10 Dicas de #Poupança para o #Natal

O último mês do ano, é, quase sempre, sinónimo de desperdício financeiro. Os presentes para a família, as lembranças para os amigos e colegas são responsáveis por muitos excessos e podem mesmo descontrolar as contas de lá de casa. O Natal pode sempre ser passado em festa, sem que isso tenha que arruinar o orçamento.

1- Estabeleça um orçamento para as compras de Natal e defina quanto pretende gastar na totalidade, sem comprometer o seu equilíbrio financeiro nesta época festiva.
2- Faça uma lista das pessoas que pretende ofertar e do montante que pode gastar com cada uma delas. À medida que faz as compras reavalie a sua lista e verifique se ainda está a cumprir com o orçamento que definiu.
3- Compre com antecedência os seus presentes. Se começar as suas compras antecipadamente poderá encontrar os presentes mais adequados, a preços mais acessíveis.
4- Evite comprar por impulso, deste modo fará uma escolha mais de acordo com o gosto de quem recebe o presente e mais adaptado ao seu orçamento.
5- Compare os preços dos artigos que pretende comprar em diferentes locais, inclusivamente na Internet onde por vezes se encontram promoções e descontos interessantes, de modo a garantir que encontra a melhor oportunidade de compra.
6- Compre presentes conjuntos com outros amigos ou elementos da família. Assim poderá oferecer presentes melhores e evita gastar dinheiro.
7- Opte pela troca de presentes no seu grupo de amigos. Deste modo só terá que comprar um presente para a pessoa que lhe calhou em sorte e não presentes para todos os amigos.
8- Ofereça vales presente, caso não saiba exactamente qual o presente que deve oferecer a um amigo ou familiar. Desta forma, quem recebe o vale pode escolher o presente de acordo com o seu gosto pessoal e não correrá o risco de oferecer algo desadequado.
9- Faça você mesmo os seus presentes de Natal. Caso decida oferecer um cabaz de Natal, pode optar por comprar os produtos separadamente e montar o cabaz de acordo com os gostos do seu familiar ou amigo, não esquecendo nuca de pesquisar preços em locais diferentes antes de comprar. Se tem algum tipo de habilidade (pintura, bricolage, costura, culinária), opte por fazer presentes personalizados. Demonstram a quem os recebe a sua dedicação, além de contribuírem para economizar.
10- Guarde os recibos das compras de Natal num local fácil de encontrar. Deste modo, caso seja necessário efectuar qualquer troca, será sempre mais simples. As trocas habitualmente ocorrem nos artigos de vestuário pelo que, se optar por este tipo de presente informe-se sobre as possibilidades de troca.

Fonte: http://www.facebook.com/pages/As-minhas-finan%C3%A7as/201851125856

Sem comentários:

Enviar um comentário